O que é o SPED Fiscal?

11/09/17

O SPED Fiscal, Sistema Público de Escrituração Digital, tem se tornado grande aliado nas fiscalizações das ações das empresas, pois permite uma análise mais próxima das ações e o envio de dados muito mais simples do que costumava ser. Uma das melhores características do SPED é a possibilidade que seus módulos sejam constantemente aperfeiçoados, ou até mesmo que surjam novas vertentes como é o caso do SPED Fiscal. Saiba mais sobre módulo que complementa aos poucos o Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas.

Como funciona?

A responsabilidade da geração do SPED Fiscal é da empresa e deve ser feita mensalmente. Para isso, deve ser feita a extração e submeter às informações ao Programa Validador e Assinador (PVA), que é fornecido pelo próprio SPED através do site da Receita Federal do Brasil.
Após a validação realizada pelo PVA, a legislação obriga que esse arquivo seja assinado digitalmente e transmitido, via Internet, ao ambiente SPED da Receita Federal. A assinatura deve ser feita via um certificado digital (e-CNPJ), emitido por uma autoridade certificadora credenciada.

Sua empresa está preparada para o SPED Fiscal?

As empresas necessitam se adequar ao sistema e, alguns pontos precisam ser avaliados para descobrir se a sua empresa está preparada para cumprir as exigências legais. O primeiro passo é realizar um levantamento que deve ser enviado para o SPED Fiscal. O objetivo é verificar as necessidades de adaptação. Bem como os desafios a serem enfrentados pela empresa para se adaptar ao novo sistema.

É de tamanha importância que a empresa esteja de acordo com as exigências legais, levando em conta as recentes mudanças referentes ao SPED Fiscal. Quando realizado de maneira correta, previne problemas futuros com a Receita Federal.

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