Chatbot: como utilizá-lo para aumentar vendas em lojas físicas

04/07/18

Das novas tecnologias surgidas para transformar a forma de vender, o chatbot aparece como uma das mais importantes. Muito utilizado em lojas virtuais, ele praticamente acaba com a necessidade de um vendedor humano, realiza atendimentos eficientes e ajuda a vender mais a qualquer hora do dia e em qualquer ocasião.

Um exemplo de sucesso é o caso do Bahianinho, das Casas Bahia. Criado em 2016 como uma solução para atender os clientes da loja virtual, ele fez tanto sucesso que foi melhorado para o ano seguinte, com opções que o tornavam ainda mais personalizado. O resultado foi de que mais de 77 mil usuários ativos aproveitaram as novas funcionalidades do chatbot e quase 70% das pessoas se engajaram na conversa com ele.

A boa notícia para os empreendedores é que a tecnologia do chatbot ainda tem potencial para se desenvolver muito mais – ao ponto de sua utilização não se limitar somente às lojas virtuais, mas também ser importante para aumentar as vendas de lojas físicas. É o que vamos mostrar para você nesse texto.


O que são chatbots?

O primeiro passo para entender de que forma os chatbots podem aumentar as vendas em lojas físicas é compreender os detalhes do seu funcionamento. Esse tipo de tecnologia pode ser definida como um programa de computador que reage a interações humanas em um ambiente de chat, sem, no entanto, deixar transparecer que você está se comunicando com uma máquina.

Para conseguir realizar esse feito, eles contam com um sistema que analisa o texto (ou voz) do usuário por meio de uma série de algoritmos de identificação e interpretação. Depois, os bots cruzam as informações com o seu banco de dados criado em experiências anteriores, selecionando a resposta mais adequada para a ocasião.

Os chatbots conseguem ler o que as pessoas escrevem, identificar dúvidas, fornecer informações com base na sua base de dados, mas não ficam somente nisso. As versões mais avançadas são capazes de um feito realmente impressionante: aprender. Conforme eles interagem com as pessoas, mais dados vão sendo colhidos e armazenados, ensinando a eles novas formas de reagir aos mais diversos tipos de situação.

Tipos de chatbot

Existem diversos tipos de chatbots no mercado atualmente. Entre os principais podemos destacar:

- Atendimento de clientes/SAC: responsáveis pelo atendimento de primeiro nível, feito de forma totalmente automatizada. Com esse tipo de chatbot, os atendentes humanos podem ser relocados para outros atendimentos e funções e ganha-se em escala.

- Captação de leads: seu principal objetivo é tirar dúvidas sobre determinados produtos ou serviços e coletar informações do lead para a equipe de vendas. Ele fica disponível no site da empresa.

- Pesquisas: realiza pesquisas para coleta de informações utilizando um diálogo mais descontraído para ganhar a simpatia do consumidor, em contraponto às pesquisas longas e tediosas que fazem com que o entrevistado perca o interesse.

- Reservas e agendamentos: chatbots que realizam serviços de agendamento e reservas de horários para os mais diversos tipos de negócios, como consultórios, hotéis, restaurantes, entre outros.

3 maneiras que os chatbots ajudam lojas físicas a vender mais

A importância do uso de chatbots em lojas virtuais já é bastante conhecida. Mas em lojas físicas também é possível tirar proveito desse funcionário-robô. Selecionamos três exemplos nos quais a utilização de um chatbot pode ajudar a melhorar o desempenho de uma equipe e, por consequência, garantir vendas melhores.

1. Gestão da loja

Imagine a seguinte situação: uma nova coleção acabou de chegar numa loja de roupas e os clientes querem todas as informações possíveis sobre as diversas peças. Ou então numa promoção, com a loja cheia, diversas pessoas sobrecarregam um único vendedor com as mais diversas perguntas sobre os mais diversos produtos. Como lidar com essas situações de maneira satisfatória e engajadora?

A resposta é simples: com um chatbot. Pense nele menos como um funcionário de um atendimento SAC e mais como um centralizador de informações. De forma simples e rápida, ele pode acessar todos os dados sobre determinado produto e entregar uma resposta imediata para o vendedor, que logo a repassa para os clientes.

2. Treinamento de vendedores

Realizar sessões de treinamento pode ser um passo necessário para garantir um padrão de atendimento nas lojas, mas isso não significa que elas tomem uma quantidade preciosa de tempo de dinheiro. Além disso, é preciso parar um funcionário mais experiente para passar todas as tarefas para os novatos, o que causa a redução de pessoal.

Fazendo uso dos princípios da gamificação, o chatbot pode ser utilizado para comandar todo o processo de treinamento, com uma abordagem que torna todo o aprendizado mais simples e fácil de entender, além de mais motivador. Ao mesmo tempo que os novos funcionários vão progredindo, o chatbot também vai gerando informações sobre cada um, permitindo que os gestores acompanhem seu progresso e conheçam melhor os pontos fortes e fracos da sua equipe.

3. Gestão de escalas

Em empresas nas quais os funcionários possuem diferentes turnos de trabalho, é comum que haja uma eventual troca de horários entre eles pelos mais diversos motivos, como feriados, problemas particulares, entre outros. Quando não existe uma gestão dessas escalas, os funcionários ficam desmotivados, trabalham menos e acontece a queda da produtividade.

Uma maneira bastante simples de resolver o problema é utilizando um chatbot para intermediar as trocas de turnos. Com sua capacidade de coletar e analisar informações é possível criar escalas mais justas com base em cronogramas passados e futuros, de modo que todos fiquem satisfeitos e trabalhem com o máximo de produtividade.

O varejo digital não apresenta apenas novas tecnologias, mas também novas formas de utilizar tecnologias já existentes. No caso dos chatbots, sua utilização para aumentar as vendas em lojas físicas representa todos os conceitos de integração de canais e soluções inteligentes previstas na Quarta Revolução Industrial, a chamada Indústria 4.0. Isso significa que estamos caminhando para um futuro onde a utilização de tecnologias como o chatbot serão rotina para empresas na dianteira do mercado.

Se você quiser conhecer outros tipos de tecnologia que estão transformando o varejo e mudando completamente a forma de fazer negócios, recomendamos a leitura do nosso e-book “Tecnologias que melhoram a experiência de compra no varejo”.


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