O gerenciamento de projetos é uma tarefa complexa que exige alto dinamismo e capacidade de organização dos gestores. O desafio fica ainda maior quando existe mais de um projeto simultâneo em andamento.
A boa notícia é que os softwares de gerenciamento de projeto estão cada vez mais populares e alinhados às necessidades específicas de empresas de todos os tipos. Preparamos uma lista para mostrar a você algumas das melhores opções disponíveis:
Artia
Indicado para os segmentos de Engenharia, Indústria e Consultoria, o Artia é um software on-line bem completo, que permite a organização de atividades, atribuição de tarefas, produção de gráficos para a tomada de decisões e muito mais. Disponível em versão gratuita para testes.
Deskaway
Também 100% on-line, o Deskaway permite a criação de tarefas e o gerenciamento de seus prazos e características. Depois de cadastrado, você ganha um domínio com o nome da sua empresa (por exemplo http://minhaempresa.deskaway.com) que pode ser acessado por todos os colaboradores do projeto de qualquer lugar.
jxProject
Software de código aberto que tem na simplicidade uma das suas maiores vantagens. Traçando uma linha com o mouse no calendário, por exemplo, você automaticamente vincula os projetos, permitindo que todos sejam atualizados de maneira simultânea.
Microsoft Project
Uma das opções mais complexas – mas também mais completas – é também uma das mais utilizadas. Sua interface lembra muito a do Excel, o que torna sua operação bem intuitiva. Além das ferramentas padrão para o gerenciamento de projetos, o Project permite ver como mudanças em uma parte específica do projeto outras tarefas.
Primavera
É um software do tipo PPM (Project Portfolio Manager) que possui integração com outros softwares empresariais e oferece geração de relatórios, análise de dados e outras funções. O Primavera também conta com diversos módulos de trabalho individuais.
Trello
Gratuito e bastante utilizado nos segmentos de Marketing, Publicidade e Mídias Sociais, é flexível e fácil de usar. Sua interface é baseada na das redes sociais, com menus e colunas em drag e drop. Ele permite que sejam anexados arquivos, fazer comentários e mencionar usuários em cada tarefa, além de designá-las a usuários específicos.
Na hora de escolher seu software, lembre-se de que o mais importante é que ele se adeque ao seu modelo de gestão. De nada adianta ele ser cheio de recursos se você não vai aproveitar nem a metade do que ele pode oferecer. Aproveite ao máximo as versões de teste quando possível e avalie com cuidado o custo-benefício de cada opção. Dessa forma, você com certeza vai tomar a decisão correta.