Como organizar uma gestão de projeto prática para equipes de desenvolvimento.

10/11/17

Uma boa equipe de desenvolvimento precisa de uma gestão de projeto bem estruturada para render seu máximo. Para isso, vamos explicar as técnicas básicas e a melhor maneira de coloca-las em prática.

 

Escolha a metodologia adequada

O primeiro passo é escolher a metodologia que mais atende as necessidades do cliente:

Escopo fechado: sem interação com os desenvolvedores e alterações no projeto, é entregue apenas quando está pronto.

Metodologia ágil: o software é desenvolvido em etapas, com grande interação entre desenvolvedores e o cliente, e permite alterações.

 

Conheça sua equipe

Escolha profissionais com talentos diversificados na área de atuação que você precisa, analisando-os além do conhecimento técnico, mas de uma maneira geral (o chamado CHA – Conhecimento, Habilidade e Atitude).

 

Utilize um Software de Gestão de Projetos

A utilização de um software de gestão é extremamente recomendada, pois além de organizar de forma simples as várias etapas do projeto ele permite a análise de riscos e a tomada de decisões em tempo real.

 

Construa uma EAP - Estrutura Analítica de Processos

A EAP transforma o projeto em pequenas tarefas para facilitar seu gerenciamento. Ela é organizada através de ramificações, com as atividades mais gerais no topo e as mais específicas na base.

 

Exemplo de EAP para a Pintura de uma Sala:

Defina o cronograma

O próximo passo é definir a duração de cada uma das tarefas especificadas no EAP. É importante que essa etapa seja feita juntamente com a pessoa escalada para realizar o trabalho. Lembre-se também de considerar possíveis imprevistos na hora de definir as datas de entrega das etapas.

 

Controle de Riscos

Depois de ter estruturado o projeto, faça uma análise dos riscos. Organize uma lista de possíveis fatores de risco que podem ocorrer e como lidar com eles, sempre acompanhando o status de cada um e a probabilidade de eles acontecerem.

 

Encerramento do projeto e feedback

Depois que o projeto for encerrado, é hora de analisar os relatórios. Além dos erros e acertos, leve em conta também tudo que gerou essas situações, para saber quais passos não devem ser repetidos no futuro. Por fim, dê um feedback completo para a equipe, explicando as falhas e enaltecendo os acertos.

 

Sobre a Inventti

A Inventti é empresa catarinense de TI com experiência de cerca de 20 anos de mercado e um total aproximado de 15 mil clientes ativos. É pioneira em Sistemas para Gestão de Documentos Fiscais Eletrônicos. A empresa registrou um crescimento de aproximadamente 25% em 2015 e projeta o mesmo percentual de crescimento para 2016.