A implantação do NFePACK no Frigorífico Riosulense S.A. ocorreu durante três semanas do mês de agosto. O Frigorífico Riosulense S.A., que comercializa seus produtos com as marcas Pamplona, Saudável, Paraná e Riosul, atua há 60 anos no segmento agroindustrial com abates de bovinos e suínos, no processo de industrialização de seus derivados e na fabricação de rações. A empresa está presente nos principais mercados brasileiros, e também no mercado internacional, gerando cerca de 1.600 empregos diretos em suas unidades.
A Gerente de TI do Frigorífico, Rosane Marzall Lippel, explica que a empresa optou pela solução da Inventti com o intuito de melhorar a emissão e recebimento de notas fiscais eletrônicas, além do suporte. "Desde o princípio tivemos um ótimo relacionamento e transparência com equipe da Inventti. Sentimos confiança nas atividades realizadas e resultados apresentados. Desta forma, o projeto está sendo implementado superando as expectativas tanto com a equipe da Inventti quanto com a equipe interna de TI da Pamplona".
Antes da instalação do NFePACK, a Pamplona tinha uma série de dificuldades na solução anterior de Nota Fiscal Eletrônica:
- Demora do suporte, falta de retorno e impossibilidade de comunicação fora do horário comercial;
- atualizações de sistema geravam problemas, sem solução imediata;
- distância do parceiro, comprometendo em algumas etapas o processo da Pamplona;
- a ferramenta não estava homologada para o banco de dados utilizado pela empresa;
- falta de uma solução em contingência;
- problemas com o armazenamento de XML dos fornecedores;
- contingência servidores Pamplona sem funcionar corretamente.
A Gerente de TI relata que a solução da Inventti para o Pamplona trouxe benefícios imediatos:
- Integração com o banco de dados da empresa, com possibilidade de validação das informações;
- portal exclusivo, permitindo ao cliente acesso às notas fiscais (DANFE e XML);
- garantia quanto ao cancelamento de NFe, pois se a Sefaz rejeitar, aborta o processo;
- suporte 24 X 7 pela Inventti;
- proximidade do fornecedor com a empresa, conhecimento da realidade e necessidades, comprometimento, com facilidade de ter a presença de técnicos conhecedores da solução quando necessário;
- integração com clientes que a empresa envia dados via EDI, como Pão de Açúcar e Wal Mart;
- validação do XML recebido dos fornecedores, validado pelo prazo de 7 dias (NF cancelada pelo fornecedor e estrutura do XML), qualquer inconsistência a empresa é notificada por e-mail;
- recebimento do XML das NFS de entrada (fornecedores) automático para armazenamento, que elimina o processo manual;
- possibilidade de exigir dos fornecedores o envio do XML antes do Frigorífico receber a mercadoria, com integração automática na entrada na Pamplona com o ERP da empresa;
- contingência, pois antes somente disponível no papel moeda e agora solução DPEC, no caso de parada nos servidores normais da SEFAZ.
O Diretor Técnico da Inventti, Tibério César Valcanaia, destaca ainda que houve grande facilidade de integração do sistema da Inventti com o ERP da Pamplona, o que garantiu uma troca de solução tranquila, sem impactos negativos na rotina de processos da empresa. Também complementa que o NFePACK trouxe vantagens para o cliente como agilidade do suporte técnico que possui um índice de satisfação do cliente de 98%, além da estabilidade e robustez da solução, que evita paradas no processo.