A importância do controle das entradas de NF-e

18/05/16

A importância do controle das entradas de NF-e

 Sistema faz resgate e armazenamento de notas e evita problemas com o Fisco.

Se preocupar com a emissão de Notas Fiscais eletrônicas (NF-e) para venda e circulação de mercadoria já faz parte da rotina das empresas. Mas muitas delas ainda esquecem de prestar atenção em outra etapa importante do processo: a entrada e armazenamento das notas fiscais.

De acordo com a legislação que estabelece as regras da NF-e, o armazenamento dos documentos deve ser feito tanto pelo emitente quanto pelo destinatário. Todas as notas fiscais emitidas e recebidas por uma empresa devem ser guardadas por um período de cinco anos, mais o ano corrente.

Para ter essas informações de NF-e organizadas e evitar riscos de penalidades com a fiscalização é importante ter um sistema que faça todo esse trabalho de maneira eficiente. "Muitas empresas têm os documentos de entrada como um verdadeiro queijo suíço cheio de buracos, com vários documentos faltantes", afirma o diretor técnico da Inventti, Tibério César Valcanaia.

Para atender essa demanda, a Inventti tem uma solução para garantir que todos os arquivos da entrada estejam disponíveis, evitando inconsistências que possam gerar grandes passivos tributários. A ferramenta permite identificar todas as emissões de documento fiscal contra a empresa e com isso garantir a integridade das informações fiscais e estoque físico.

Valcania explica que muitas empresas também recusam a mercadoria se o documento eletrônico não for disponibilizado por e-mail e isso pode gerar custos de transporte indesejados.  "Com a solução Inventti é possível fazer o download do arquivo fiscal, mesmo que o fornecedor não o envie em tempo hábil", complementa o diretor.

Outra grande vantagem da solução é o controle de cancelamentos, pois o fornecedor fica impossibilitado para o cancelamento de documento já entregue e também há a garantia de evitar o pagamento de documento que posteriormente poderia ser cancelado.

A ferramenta da Inventti ainda elimina de erros de digitação e também faz a compatibilidade dos arquivos fiscais com informação existente no Fisco. Outro benefício é a possibilidade do registro eletrônico em estoque, que garante as equivalências de mercadorias e também a equivalência fiscal (classificação fiscal da operação de venda x classificação fiscal interna).

Sobre a Inventti:

A Inventti é empresa catarinense de TI com experiência de cerca de 20 anos de mercado e um total aproximado de 15 mil clientes ativos. É pioneira em Sistemas para Gestão de Documentos Fiscais Eletrônicos e atua também no segmento de Gestão Empresarial Web. A empresa registrou um crescimento de aproximadamente 25% em 2015 e projeta o mesmo percentual de crescimento para 2016.

Conheça a Inventti em:

www.inventti.com.br

Inventti: 0800 800 7700