Nesta primeira notícia da série sobre meio ambiente vamos falar sobre a importância da reciclagem de materiais. Reciclagem é o termo usado para indicar o processo de transformação de materiais que podem ou não manter as características do produto original. Além de reduzir a quantidade de detritos, a reciclagem diminui as necessidades de energia, água e matéria-prima, reduzindo a poluição do ar e da água.
A consultora e representante comercial da Momento Engenharia Ambiental, Marilda Steil, afirma que é possível realizar um bom trabalho, obtendo-se bons resultados através da instalação de programas de reciclagem em pequenas comunidades, mas para isso, é necessário trabalhar em paralelo a educação ambiental. Segundo Marilda, as pessoas devem conhecer a importância da reciclagem e os efeitos da poluição causada pelo depósito irregular de determinados resíduos.
"Sabendo esse conceito inicial, é possível montar uma estação de reciclagem na própria casa ou comunidade!", diz a consultora. Para isso, é preciso escolher um local e ter:
- uma lata de lixo para material não-reciclável;
- uma caixa para recipientes de alumínio;
- uma caixa para os vidros (limpos);
- uma caixa para recipientes de metais reaproveitáveis no seu dia-a-dia;
- uma lata para restos orgânicos que serão recolhidos pela empresa de coleta de lixo local;
- bolsas para papéis e jornais.
Somente a compostagem, que é a transformação de matéria orgânica encontrada no lixo em adubo orgânico, utilizando sobras de alimentos (cascas de frutas e vegetais, restos de comida, pó de café, chá e pão) e restos produzidos na limpeza de jardins e plantas pode reduzir em até 50% o lixo doméstico.
"Ao optar pela reciclagem e fazer essa mudança de hábito em seu dia a dia, a pessoa já está contribuindo muito para a sustentabilidade", ressalta Marilda.