A data cada vez mais próxima da obrigatoriedade de emissão do Conhecimento de Transporte eletrônico (CT-e) e a entrada das Notas Fiscais eletrônicas ( NF-e) com força total no dia a dia das empresas geraram uma movimentação do mercado em busca dos produtos de gestão como o NFePACK Gestão e o CTePACK Gestão.
O Diretor Técnico da Inventti, Tibério César Valcanaia, destaca que somente no último trimestre de 2011 houve um crescimento de 40% na venda desses produtos. "E neste início de 2012 as vendas continuam aceleradas nesse segmento", revela.
Tibério informa também que grandes empresas como Marfrig, Seara, Hering e Grupo Estrutural (Campinas) já adquiriam softwares para a gestão do CT-e e NF-e, se antecipando até mesmo a obrigatoriedade. "As empresas já se deram conta da importância da necessidade de organizar esses documentos eletrônicos que começaram a ser gerados e recebidos", avalia o Diretor Técnico.
As razões para essa preocupação com gestão dos documentos eletrônicos são muitas:
- As empresas precisam ter as informações que buscam no momento exato e não somente no final do mês, quando o faturamento é fechado, por exemplo.
- A validação manual seria inviável, pois é humanamente impossível.
- Os documentos precisam ser armazenados em um único lugar, pois com dados em diferentes sistemas, com diversas pessoas, as informações ficam dispersas e podem prejudicar o processo fiscal.