5 dicas pra gerir uma equipe de TI

01/02/18

Uma empresa de sucesso é aquela que consegue administrar de maneira eficiente todos os diferentes setores e equipes que fazem parte da sua estrutura. Cada uma deve ter seu papel dentro da organização bem definido, para que possa oferecer o melhor retorno possível em termos de resultado.

Com a presença cada vez mais necessária da tecnologia no meio empresarial e mesmo no nosso dia a dia, o setor de TI ganhou mais importância e começou a ser implantado em empreendimentos que normalmente terceirizavam esse tipo de serviço. Por isso, é natural que existam algumas dúvidas sobre a forma ideal de administrá-lo.

A gestão de TI

Basicamente, a boa gestão de TI é aquela que gera valor através da tecnologia, com medidas e projetos que alinham o funcionamento do setor às estratégias da empresa. Para demonstrar como tirar o melhor da sua equipe e atingir esse objetivo, separamos 5 dicas que você pode aplicar no seu negócio. Confira:

1. Tenha conhecimento sobre a área

É claro que a área de tecnologia é extremamente técnica e um administrador não vai ter um conhecimento aprofundado sobre o assunto. Mas é preciso ter, sim, pelo menos uma noção geral de tudo que é feito no setor – e como é feito.

Quando você conhece os detalhes de um setor, fica mais fácil entender suas dificuldades e necessidades do dia a dia. Isso facilita a comunicação, melhora o ambiente o trabalho e a convivência. Além disso, sua equipe vai se sentir valorizada, o que ajuda a melhorar a produtividade.

2. Invista em infraestrutura adequada

Toda função precisa de materiais específicos para ser bem desempenhada. Imagine um contador sem uma calculadora ou mecânico sem um macaco hidráulico, por exemplo. No caso da TI, a ferramenta de trabalho principal são os computadores. E é importantíssimo que eles estejam à altura do serviço.

Uma máquina lenta pode fazer muito mais que irritar seu funcionário e causar o atraso de um projeto importante. Mas isso não significa que você deve investir todo seu dinheiro em equipamentos top de linha. O ideal é conversar com o chefe do setor e ver do que ele precisa, para então encontrar a solução de melhor custo/benefício.

3. Invista num software para abertura de chamadas

A estrutura do setor de TI não está apenas nos computadores. Os softwares certos também são muito importantes. Um que faça o controle das solicitações de chamada, então, é praticamente imprescindível.
Com ele, seus funcionários não precisam interromper o trabalho para ficar passando detalhes por telefone ou indo até o setor pessoalmente chamar alguém. Tudo fica registrado no software. É possível até organizar os chamados por ordem de urgência. Uma verdadeira mão na roda – ou melhor, no mouse.

4. Alinhe o setor com as estratégias da empresa

É muito comum ver os setores de TI serem isolados do resto da empresa como se fossem um pedaço a parte da operação. Isso é um equívoco gigantesco.

Uma equipe limitada, que se resume a realizar suas tarefas sem uma visão de negócio mais ampla vai interferir diretamente na sua produtividade, tornando mais difícil para a sua empresa atingir seus objetivos.

Já uma equipe de TI que possui noções da área em que a empresa atua é uma grande vantagem competitiva, pois consegue oferecer soluções mais adequadas, inovadoras e superiores às da concorrência com maior facilidade.

5. Dê feedbacks constantes

O problema de isolamento que acontece em muitas empresas também pode fazer com que o gestor não dê a devida atenção para as análises de desempenho do setor de TI. Não cometa esse erro. A equipe de tecnologia precisa tanto quanto qualquer outra ser avaliada e melhorada.

Avalie prazos, resultados, capacidade de resolver problemas e absolutamente tudo que possa ser medido. Mas não fique apenas na avaliação com data e hora marcadas. O feedback “ao vivo” também é muito importante, principalmente se o trabalho realizado superou as suas expectativas.

Com essas dicas, você tem um bom ponto de partida para melhorar a gestão da sua equipe de TI. Daqui para frente, fique de olho no desempenho do dia a dia para ver de que outras formas você pode fazer para que ela melhore ainda mais. O importante é buscar sempre a excelência.