De uma maneira bem simplificada, uma Software House existe para solucionar problemas através da inovação tecnológica. O cenário atual, no qual a tecnologia está cada vez mais presente facilitando o dia a dia das pessoas, tem suas vantagens e desvantagens: ao mesmo tempo que as torna mais habituadas ao uso de softwares, as torna mais exigentes, criando desafios bem específicos. Para superá-los e aumentar suas vendas, separamos algumas estratégias para a sua Software House.
Posicione sua empresa
Você sabe muito bem o que vende, mas para um desempenho melhor, precisa definir como. Para isso, defina que tipo de Software House você é – focada em preço ou qualidade, por exemplo – e qual o perfil do seu cliente.
Fale a língua do seu cliente
Você vende para multinacionais? Para médias ou pequenas empresas? Para empresários autônomos? Defina seu nicho principal de atuação e entre no mundo dele. Conheça as dificuldades, história e aspirações do seu cliente. Isso gera empatia e torna as negociações mais fáceis. E lembre-se: venda soluções, não produtos.
Ofereça versões testes
Os trials são uma vantagem do segmento das Software Houses - é a versão digital da popular amostra grátis. E funcionam exatamente como aquelas que a gente encontra no supermercado. Depois que ele sente o gostinho do seu produto e experimentou suas vantagens, fechar uma venda fica muito mais fácil.
Planeje uma apresentação envolvente
A admiração e orgulho em relação ao produto vendido são louváveis, mas não podem cegar o representante na hora da venda.
Criar uma apresentação e supervalorizar o tamanho da empresa e sua fatia de mercado pode ser interpretado como uma forma de tirar o foco do principal, que é o software.
Por outro lado, falar sem parar de todas as características e funções do software pode ser cansativo, além de uma oferta de argumentos para que o cliente barganhe no preço — afinal, muitas soluções apresentadas não terão utilidade para seu uso.
Personalize seu produto
Numa Era onde quase tudo é personalizável, seu software não pode seguir o caminho oposto. Além de simples e eficaz, seu produto precisa ser maleável e se adequar o quanto for possível às necessidades de seus clientes dependendo do seu nicho de atuação. Isso pode incluir formas de pagamento de acordo com o porte da empresa, funcionalidades, usabilidade ou adequações às legislações municipais, estaduais e federais.
Marketing Digital
A grande vantagem do Marketing Digital é a capacidade de mensuração de resultados. Você sabe exatamente quantos procuraram seus serviços e o que eles procuram. Invista na sua presença digital criando conteúdos nas redes sociais, num blog e smartphones. À medida que sua comunicação on-line for evoluindo, seus indicadores de performance começarão a gerar informações que ajudarão você a tornar seu negócio melhor direcionado e com maiores taxas de conversão.
Sobre a Inventti
A Inventti é empresa catarinense de TI com experiência de cerca de 20 anos de mercado e um total aproximado de 15 mil clientes ativos. É pioneira em Sistemas para Gestão de Documentos Fiscais Eletrônicos. A empresa registrou um crescimento de aproximadamente 25% em 2015 e projeta o mesmo percentual de crescimento para 2016.