Varejo digital: 5 tecnologias que vão transformar o setor

26/04/18

Soluções para o varejo

[caption id="attachment_13053" align="alignnone" width="1920"]Soluções para o varejo Soluções para o varejo[/caption]
Não é apenas nossa rotina que vem sendo transformada pelas novas tecnologias. O comércio também está mudando completamente. O varejo digital é um ótimo exemplo dessa nova era, onde tudo está conectado e fica mais fácil graças aos novos formatos e ferramentas digitais que surgem a cada dia.

Essa nova forma de fazer varejo traz uma ótima oportunidade para empreendedores, que ganham uma série de novas ferramentas para se comunicar com seus clientes e tornar toda a experiência de venda mais positiva, melhorando seus resultados. Ao mesmo tempo, porém, surgem novas preocupações, novos detalhes a serem estudados e conceitos a serem dominados.


A loja do futuro

Quando falamos em varejo digital, a forma mais fácil de imaginar seu funcionamento é pensando no conceito de “loja do futuro” – um lugar flexível e com alta capacidade de adaptação que está onde o cliente precisar. É mais ou menos isso que as novas tecnologias permitem ao empreendedor: romper as barreiras que o separam do seu público e oferecer um serviço mais personalizado.

As opções para uma loja de varejo digital são inúmeras e é preciso ter muito foco para escolher as soluções mais adequadas e que causem um verdadeiro impacto na sua forma de fazer negócio. Por isso, selecionamos cinco ferramentas que já vem causando barulho no mercado e devem se tornar obrigatórias nos próximos anos. Aquelas que realmente fazem uma diferença tanto na vida de quem vende quanto na vida de quem compra.

Heatmapping

Se você costuma pesquisar hábitos de consumo, já deve ter se deparado com algum exemplo de heat map – são aqueles mapas de calor que mostram os pontos dos sites que chamam mais e menos a atenção. A novidade no varejo digital é que agora essa tecnologia está sendo aplicada em lojas físicas para mostrar como os consumidores se comportam quando estão fazendo compras.

O funcionamento do sistema é relativamente simples: uma câmera capta o movimento na loja durante todo o dia e em cima desse vídeo faz a análise de calor. O objetivo é apontar quais as áreas mais visitadas, quanto tempo as pessoas passam em cada uma delas e quais os caminhos mais utilizados. Com base nesses dados, é possível definir estratégias que tornem a experiência dos clientes mais positivas, melhorar o posicionamento de produtos, o layout da loja, fazer promoções mais eficientes; e muito mais, no melhor estilo varejo digital.

Gôndola Virtual

Das novidades do varejo digital, essa é a que literalmente leva a loja para mais perto do cliente. Tanto que as vendas nem precisam acontecer dentro da loja, podendo ser feitas até numa estação de metrô. E o mais impressionante é que outro item muito importante do processo de compra não está presente: o produto.

As gôndolas virtuais são painéis que apenas mostram fotos e detalhes do produto, como preço, disponibilidade no estoque e procedência. Com o telefone celular, o cliente faz a leitura do código que aparece no painel, seleciona a quantidade desejada e ele é enviado diretamente para o seu endereço. Sem caixas, sem filas, sem dinheiro e com toda a velocidade que o consumidor moderno exige.

Omnichannel

É praticamente impossível falar em varejo digital e não falar em omnichannel. Isso porque não se trata necessariamente de uma tecnologia, mas da utilização da tecnologia para integrar todos os canais de vendas disponíveis para que o cliente tenha a mesma experiência de compra em todos eles, independente de qual seja.

Uma loja omnichannel funciona da seguinte forma: um consumidor pode realizar uma compra na internet, receber o produto em casa e trocá-lo numa loja física. Tudo funciona em perfeita sintonia. Para que o conceito seja aplicado e funcione, é necessário ter uma operação logística muito bem estruturada, além de um sistema poderoso capaz de realizar a integração dos canais. O atendimento também precisa fazer parte do processo, oferecendo a mesma qualidade para os clientes independentemente da sua origem.

Beacon technology

Conhecer a fundo os hábitos e comportamentos dos consumidores é um dado valioso para qualquer empreendimento. No varejo digital, isso não é exceção. E a solução encontrada para levar essa estratégia um patamar acima foi a tecnologia beacon. Com ela, é possível localizar um smartphone via bluetooth com grande precisão, até quando o aparelho estiver desligado.

A tecnologia beacon é um aliado importante para as lojas de todos os segmentos, pois permite que o fluxo de movimentação da loja seja observado em tempo real e contabilizar o tráfego interno. Esses dados podem ser cruzados com diversos outros, como resultados de vendas e condições climáticas, para a criação de estratégias mais eficientes para o varejo digital. A beacon também permite o envio de mensagens personalizadas, como promoções e descontos, para clientes cadastrados.

Etiquetas RFID

Com a queda no preço das etiquetas RFID (identificação por radiofrequência), elas tem tudo para se tornar a grande estrela do varejo digital. Isso porque quando utilizadas em conjunto com novos sistemas baseados em IoT (Internet of Things), trazem muitas vantagens para o lojista no rastreamento de produtos e controle de estoque.

Para o consumidor, a principal vantagem das etiquetas RFID é a automatização. Ao invés de passar o código de barras de cada produto no caixa para realizar uma compra, esse tipo de etiqueta permite que todos os produtos de um carrinho sejam lidos de uma só vez e a compra seja realizada com muito mais rapidez e praticidade.

Como você pode ver, o varejo digital caminha para um futuro cada vez mais conectado, interativo e próximo do consumidor. Além dessas, diversas outras tecnologias apontam para a mesma direção, dando um recado claro para quem deseja continuar relevante numa época em que os consumidores ficam cada vez mais exigentes: atualize-se ou fique para trás.

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