Novo comportamento de consumidores no segmento de Food Service gera necessidade de soluções especializadas de TI

11/08/16

Venda de produtos em restaurantes, somada aos serviços prestados, requer documentos fiscais específicos.

 O segmento de Food Service, incluindo restaurantes e bistrôs, tem percebido um novo comportamento dos consumidores e um modelo diferenciado de compra e venda. Em muitos locais, as pessoas não vão mais apenas para usufruir dos serviços prestados e querem também fazer a compra de produtos alimentícios ao final da refeição.

Um restaurante passa a ser visto como um ponto de vendas, onde muitos produtos podem ser comercializados, além daqueles que já constam no cardápio. Os bistrôs que têm como proposta de trazer uma experiência gastronômica para o cliente podem ampliar sua atuação ao possibilitar que as pessoas levem para casa produtos consumidos no restaurante, como vinhos, massas, molhos, etc, sejam eles de fabricação própria ou de terceiros.

"Estamos percebendo o mercado de Food Service com algumas características muito próprias e que estão exigindo dos softwares, adequação e resposta as demandas tanto no âmbito da operação, quanto da gestão e da parte legal e fiscal", afirma o diretor executivo da ACOM Sistemas, Carlos R. Drechmer.

A empresa de TI de Curitiba já implantou seu ERP em redes onde a prestação de serviços com a venda de produtos se mistura e está sentindo na prática essa mudança no mercado de Food Service. Um dos seus clientes, por exemplo, é uma importadora de vinhos com mais de 1.500 rótulos em seus estabelecimentos. Nesses locais, o cliente pode comprar o vinho, mas pode também provar os pratos sugeridos para melhor acompanhamento da bebida escolhida. "Este modelo tem levado o restaurante a trabalhar com dois sistemas de Ponto de Venda (PDV), um que atende as demandas exclusivas da operação do restaurante e outra que trata de venda no modelo de distribuição", explica o diretor executivo da ACOM.

Para atender essa nova necessidade do mercado, a ACOM desenvolveu com a Inventti, de Blumenau (SC), um sistema de Venda Expressa, onde o cliente escolhe o vinho no sistema de autoatendimento ou através de um consultor, passa pelo caixa e faz o pagamento sem necessariamente consumir no restaurante. Esta venda não pode ser misturada com as vendas do restaurante, por esta razão a necessidade de um PDV emitindo Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFC-e) de forma independente.

Ter uma solução de e-Docs da Inventti integrada na ferramenta da ACOM trouxe pontos positivos para todas as partes envolvidas. "A ACOM conseguiu implementar a solução com velocidade, pelo fato de que todo o desenvolvimento do sistema de mensageria já estava pronto, testado e homologado, especialmente pelo fato de envolver o S@T CF-e sistema utilizado no estado de SP. Para quem usa o sistema a grande vantagem é a segurança de um sistema de autenticação fiscal homologado com evolução tecnológica e fiscal garantida.", afirma Drechmer.

O diretor técnico da Inventti, Tibério César Valcanaia, diz que o mercado hoje exige cada vez mais soluções especialistas, que tenham diferenciais e cumpram muito bem seu papel. "Sabemos que a solução da ACOM é completa e trata o restaurante como uma pequena fábrica; com o seu uso, o proprietário vê os níveis de desperdício diminuírem e consequentemente a lucratividade aumentar.  E para que esse trabalho funcione, a Inventti se propõe a ser o braço forte nos documentos fiscais eletrônicos, para que a equipe da ACOM possa focar no resultado do restaurante", finaliza Valcanaia.

Sobre a Inventti:

 A Inventti é empresa catarinense de TI com experiência de cerca de 20 anos de mercado e um total aproximado de 15 mil clientes ativos. É pioneira em Sistemas para Gestão de Documentos Fiscais Eletrônicos. A empresa registrou um crescimento de aproximadamente 25% em 2015 e projeta o mesmo percentual de crescimento para 2016.

Conheça a Inventti em:

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Inventti: 0800 800 7700