NFC-e traz mais segurança e agilidade para o varejo nacional

09/06/14

O novo documento fiscal eletrônico do comércio já é obrigatório em três estados e garante benefícios para lojistas e consumidores.

 

A Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e) é um arquivo de existência apenas digital, desenvolvido para substituir os atuais documentos usados para registrar as operações comerciais no varejo, como o Cupom Fiscal e a Nota Fiscal manual. A primeira NFC-e do país foi emitida em março, no Amazonas, estado pioneiro na obrigatoriedade do documento eletrônico.

Agora, gradativamente, outros estados começam a adotar esse modelo que traz vantagens para lojistas e consumidores. Com a implantação da NFC-e, o empresário do comércio tem benefícios como economia e agilidade. A redução de custos ocorre porque fica dispensado o uso do Equipamento Emissor de Cupom Fiscal (ECF), e pode ser utilizada uma impressora não fiscal, térmica ou laser, sem necessidade de autorização pelo Fisco. Também há uma significativa redução de gastos com papel. O novo procedimento também garante mais agilidade, pois a transmissão da NFC-e é em tempo real ou on-line.

Para o consumidor, os benefícios também são inúmeros. Ele tem mais segurança, pois a NFC-e possui um QR-Code (código de barras bidimensional) lido por qualquer smartphone, que permite a verificação da validade e autenticidade da transação comercial; e ainda dá possibilidade de receber DANFE da NFC-e Ecológico (resumido) ou por e-mail ou SMS. 

A NFC-e já possui obrigatoriedade estabelecida no Acre, Amazonas, Mato Grosso e Rio Grande do Sul. É utlizada de forma voluntária emAmapá, Rondônia, Roraima, Pará, Maranhão, Tocantis, Rio Grande do Norte e Paraíba. Em São Paulo há a obrigatoriedade de uso do SAT CF-e. Este mesmo modelo está sendo adotado em Sergipe, mas ainda sem obrigatoriedade. Nos estados de Minas Gerais, Paraná, Ceará e Alagoas está sendo usado o CF-e.

Nos demais estados este documento fiscal eletrônico ainda não está disponível. “Atualmente temos algumas diferenças de modelo entre os estados, mas acredito em uma tendência de um modelo unificado, em razão da dificuldade operacional e os custos para empresas de grande porte, que atendem todo território nacional trabalharem com vários modelos", afirma o diretor técnico da Inventti, Tibério César Valcanaia. Por conta desta visão, a Inventti, empresa catarinese especialista em gestão de Documentos Fiscais eletrônicos, criou uma solução única que pode atender o varejo em todos os estados brasileiros.

A ferramenta NFCePACK já foi implantada, por exemplo, nas lojas do Carrefour do Amazonas e deve seguir para as filiais da rede varejista no Rio Grande do Sul e postos de combustível do estado de São Paulo. "O software da Inventti tem uma abordagem única, o que reflete para o empresário varejista em menos custos de implantação e de manutenção", finaliza o diretor.

 

Sobre a Inventti:

A Inventti está há cerca de 20 anos no mercado e é pioneira em sistemas para gestão de Documentos Fiscais eletrônicos. Hoje também atua no segmento de Gestão Empresarial Web. A empresa, com cerca de oito mil clientes, teve um crescimento de 30% em 2013 e projeta para 2014 um incremento de 20% nos negócios.

Mais informações sobre o NFCePACK em:  www.inventti.com.br