Buscar uma empresa especialista pode reduzir custos e garantir uma estrutura maior.
Fazer modificações no sistema próprio ou até mesmo criar um novo para atender demandas específicas do mercado nem sempre é a melhor alternativa para as empresas de TI. O custo para o desenvolvimento e suporte é alto, e por isso, as parcerias de integração com uma empresa especialista podem ser a opção ideal para trazer vantagens para todos os envolvidos no negócio.
O diretor técnico da Inventti, Tibério César Valcanaia, calcula que para desenvolver, manter e dar suporte para um sistema de pequeno porte, por exemplo, é necessária uma equipe de sete colaboradores, o que significa um gasto mínimo mensal de R$ 36 mil. "Também é preciso colocar na conta ainda outros custos de consultoria, implantação de testes e demais procedimentos necessários para a operação", complementa.
Com uma parceria, além do custo mensal reduzido, há ainda a vantagem de contar com uma estrutura maior e especializada no segmento em foco. Assim, o desenvolvedor de software fica focado em sua área chave. Por exemplo, se desenvolve sistema para restaurante, vai focar nas questões necessárias para tornar o restaurante mais produtivo e gerar resultados.
Valcanaia afirma que muitas empresas de sistemas não se dão conta, mas a maior parte dos programadores tem trabalhado para atender as mudanças de legislação e atualizações das regras tributárias. "Assim, perdem o foco em seus clientes no sentido de atender as principais funcionalidades necessárias", analisa.
A Inventti já tem exemplos de parcerias de sucesso na integração de sistemas. A empresa catarinense integrou sua solução de Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFC-e) e Sistema Autenticador e Transmissor do Cupom Fiscal eletrônico (S@T CF-e) com dezenas de empresas de sistemas, onde destaca-se a integração com os parceiros Oracle Micros, responsável por importantes operações de varejo no Brasil e no mundo. A empresa catarinense também integra a mesma solução com empresas varejistas que possuem soluções desenvolvidas “em casa”, como é o caso da Livrarias Cultura.
Outro parceiro é a EC5, empresa paulista focada na área de varejo para lojas de conveniência e postos de combustíveis, responsável pelas soluções de varejo de boa parte dos postos brasileiros. O grande volume de clientes demanda uma solução robusta e com serviços pró-ativos a fim de garantir a alta disponibilidade necessária no varejo. "Para os clientes, a solução oferece a possibilidade de armazenamento dos arquivos XML em local seguro (datacenter) para guarda do prazo legal de cinco anos, mais o ano corrente, proporcionando também um repositório para recuperação das informações de venda em caso de perda dos dados e/ou equipamentos da loja", complementa Cássio Bernardo de Almeida, da EC5.
A ACOM Sistemas, de Curitiba, que está há 13 anos no mercado e tem cerca de 550 clientes ativos, também agregou a ferramenta de NFC-e da Inventti para oferecer uma ferramenta completa aos seus clientes do comércio. Ter uma solução de e-Docs da Inventti integrada na ferramenta da ACOM trouxe pontos positivos para todas as partes envolvidas.
"A ACOM conseguiu implementar a solução com velocidade, pelo fato de que todo o desenvolvimento do sistema de mensageria já estava pronto, testado e homologado, especialmente pelo fato de envolver o SAT CF-e sistema utilizado no estado de SP. Para quem usa o sistema a grande vantagem é a segurança de um sistema de autenticação fiscal homologado com evolução tecnológica e fiscal garantida", afirma o diretor executivo da ACOM Sistemas, Carlos R. Drechmer.
Sobre a Inventti:
A Inventti é empresa catarinense de TI com experiência de cerca de 20 anos de mercado e um total aproximado de 15 mil clientes ativos. É pioneira em Sistemas para Gestão de Documentos Fiscais Eletrônicos. A empresa registrou um crescimento de aproximadamente 25% em 2015 e projeta o mesmo percentual de crescimento para 2016.
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